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quarta-feira, 24 de abril de 2013


EXUS E POMBO GIRAS
0s guardiões do terreiro, Entidades de segurança.
 
        Temos que começar a mudar nossos conceitos de Exú e Pomba Gira. Vamos a partir de agora ver o Exú e a Pomba Gira como aquela polícia que guarda e toma conta das ruas obedecendo sempre uma hierarquia de comando, que é o Exú chefe do Terreiro, e acima dele os guias chefes da Casa. Podemos também ver os Exús como aqueles lixeiros alegres que passam pelas ruas recolhendo toda a “sujeira”. Vêm com brincadeiras e algazarras, mas fazem um trabalho enorme em benefício da sociedade, que diga-se de passagem é muito pouco reconhecido. E as Pomba-giras seriam  as “margaridas” mulheres que trabalham também na limpeza de nossas ruas e nossa cidade, exercendo a sua profissão com presteza e determinação. Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso do Exú, devemos também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos... Isto é uma coisa absurda e vulgar... O trabalho da Pomba Gira é sério.  É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas. De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual.
      
O que é esse lixo? 


  • Nossa sociedade desigual, perversa e preconceituosa.

  • Nossas ações.

  • Nossas emoções negativa se sobrepondo a nossa capacidade de amar.
        Por isso devemos respeitar ao máximo o trabalho dos Exús,
 levando-os a sério e não os desrespeitando e nem os
 menosprezando. 
 
        Sabendo que a religião_de_Umbanda, segundo o Caboclo

 das Sete Encruzilhadas é “A manifestação do espírito para a

 prática da caridade”, qual a principal função desempenhada pelos

 Exús nos nossos Templos, Terreiros, Casas ou Centros? 

        Na Umbanda o Exú é uma Entidade (alma) que cuida da

 Segurança da casa e de seus médiuns. Todas as religiões tem

 entidades que cumprem esse papel. Um bom exemplo disso são

 as comunicações recebidas por Chico Xavier e Divaldo Franco

 mostram a existência  desses espíritos trabalhando também no
  
Plano Astral * 
.
        A reunião de Exú ou Gira de Exu tem como finalidade

 descarregar os médiuns e os consulentes. Unindo suas energias

 eles são capazes de entrar em contato e orientar mais facilmente

  com almas que ainda não encontraram um caminho. Estas almas

 vivem entre os encarnados, prejudicando-os, obsidiando-os e até

  mesmo trazendo-lhes um desequilíbrio tão grande que são

  considerados loucos. Para este trabalho eles necessitam muito de

 nosso equilíbrio e de nossa energia. Nosso equilíbrio é utilizado

 por eles no momento em que as entidades sofredoras se

 manifestarem com ódio, rancor, raiva, para que tenhamos bons

 pensamentos e sentirmos verdadeiro amor e harmonia para que

 desta maneira as desarmemos e não as deixemos tomar conta da

 situação e, quem sabe, até as persuadir a mudarem de caminho

 libertando-se assim do encarnado ao qual está ligada; nossa

 energia é utilizada em casos em que estas almas estão sofrendo

 com o desencarne, tristes, com dores, humilhadas, desorientadas,

 assim eles transformam as nossas energias em fluidos balsâmicos

 que as ajudam, em  muito, na sua recuperação. Muitas destas

 almas desorientadas não conseguem nem se aproximar dos

 Terreiros de Umbanda pois os Exús da Tronqueira ficam

 encarregados de fazerem uma triagem liberando a passagem

 apenas das almas que eles percebem já estarem prontas para o

 socorro **, ou seja, prontas para seguirem um novo caminho

 longe do encarnado ao qual estava apegada. Este

 trabalho_de_separação é feito por eles com muito empenho e

 seriedade e será muito melhor sucedido se o encarnado der

 continuidade ao mesmo, quando menos melhorando os seus

 pensamentos e se livrando da negatividade e do medo. Os Exús

 são almas que riem, fazem troça, mas não brincam em serviço.

 Por este motivo, gostaríamos que os médiuns tivessem por eles o

 maior respeito e consideração, pois são eles são os nossos

 guardiões e da Gira, reponsabilizando-se pela limpeza dos fluidos

 ou energias mais pesadas. Cada pessoa que entra em uma casa

 de Umbanda traz consigo seu saco de lixo cheio (são seus

 pensamentos, suas raivas, suas desilusões...) e são os Exús os

 trabalhadores encarregados de juntarem todos estes sacos para

 descarregar, dando a cada um de nós a oportunidade de

 diminuirmos o nosso lixo e facilitando nossas próximas limpezas.

 Cada vitória nossa é para estas Almas trabalhadoras um passo no

 caminho do desenvolvimento.
        
         A saudação aos Exus: A saudação ao Exú é LARÓYÈ =

 salve, que também quer dizer salve compadre, boa noite “moça”.

 Exú é MOJUBÁ - Moju (Viver a noite) Bá (armar emboscadas)

 ou seja “armar emboscadas vivendo a noite”.  Mas na Umbanda

 o trabalho dos Exús é o de guardião. Assim ao cumprimenta-lo

 estamos dizendo: Salve aquele que vive à noite e que arma

 emboscadas. Assim estamos reconhecendo seu poder e ao mesmo

 tempo estamos pedindo “Àquele que vive a noite, que nos livre

 das emboscadas”.
          

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